segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Leitura escolar




Há grande dificuldade de obtenção e veiculação de livros nas escolas bibliotecas sem bibliotecários, livros não tombados e, portanto, não passiveis de circulação, mas sabemos também que existem outras formas de contornar essa situação. Saraus, pedidos em editoras, mutirões do livro, de organização das salas de leitura, feiras culturais, intercâmbios entre classes, cartas a autoridades competentes, etc. são alguns dos recursos que a escola deve utilizar para garantir o acesso do aluno ao livro.


Analfabetismo Funcional.

Um mal que assola 75% da população do Brasil o analfabetismo funcional caracteriza-se como a dificuldade do desenvolvimento da habilidade de interpretação de textos, mesmo tendo domínio mínimo sobre a escrita, e formulação de frase curtas.
Isso se deve a baixa qualidade do sistema de ensino brasileiro (tanto privada quanto publica), ao baixo salário dos profissionais da educação, a baixa se não total falta de infra-estrutura, em por que não dizer pela falta de interesse.
Para sarar esse problema fundações como o Instituto Paulo Montenegro desenvolveu projetos com o INAF, Indicador de Analfabetismo Funcional, com o objetivo de oferecer a sociedade estatísticas e dados concretos sobre as habilidades e praticas de leitura, escrita e matemática entre brasileiros de 15 a 64 anos de idades, com o intuito de estimular o debate publico, estimular iniciativas da sociedade e subsidiar a formulação de políticas nas áreas de educação e cultura, colaborar para o monitoramento.do desempenho das mesmas. Pretendendo que os governos possam avaliar a situação da população quanto aos resultados de avaliações da educação escolar, ou seja, a capacidade de processar informações escritas em atividade essenciais e corriqueiras.

Um comentário:

Luiz Paulo disse...

O anaalfabetismo funcional é uma vergonha em nossa sociedade, jovens estão saindo da escola, complentando o segundo grau sem entender o que lê e não conseguem escrever o que pensam, qundo escrevem eles tem vergonha de lê, pois para eles sempre tem erro, isso tudo é ocasionaldo por esse mal. Gostei do artigo, e do gráfio preciso daber mais sobre o assunto Fátima Batista