segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Leitura em cunho social.

Leitura em cunho social.
Entres as ações propostas pelo governo federal para incentivar a leitura no país estão a abertura de novas bibliotecas, a distribuição de livros gratuitos e investimentos na formação de professores, bibliotecário e agentes mediadores da leitura voluntária. Enquanto isso, fundações, institutos e empresas já fazem sua parte, com programas de criação de novos espaços de leitura e projetos que incentivam essa pratica entre crianças, jovens e adultos.
O Itaú Cultural lançou o programa “Crônica na sala de aula”, o qual wnvolve atividades que, mais do que incentivar a leitura, buscam ajudar na diminuição dos índices de analfabetismo funcional.

Iniciativas Sociais
Crias bibliotecas itinerantes, promover intercâmbios com os espaços já existentes e doar livros para jovens empreendedores que queiram estimular a leitura local são outras boas estratégias de atuação, de acordo com Luciane Vânia Ferreira, responsável pelo Centro de Estudos do Instituto Unibanco.
O Centro de Estudos do Instituto Unibanco oferece a cerca de 3.000 crianças e adolescentes do jardim Educandário, bairro de São Paulo, Uma biblioteca com mais de 20mil volumes, gibiteca, espaço para leitura, oficina para recuperação de livros e jogos de tabuleiro, alem de desenvolver atividades e oficinas votadas para o incentivo da leitura ( como a hora do conto) e complementação escolar ( como aulas de informática).

Nenhum comentário: