segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Psico Leitura

Os processos básicos de leitura, decodificação e à compreensão das palavras ou imagens, são importantes na aprendizagem da leitura, durante a educação infantil e tem de ser bem assimilados durante ensino fundamental, já que uma falha em algum deles causa um efeito "bola de neve" que impede o desenvolvimento da compreensão leitora.
O leitor decodifica os "signos" através dos processos perceptivos léxicos. Os processos perceptivos são os de percepção visual. A percepção visual é a extração de informações. Portanto, a percepção é um processo para aquisição de informações e conhecimentos, quen são alojados na memória de longo prazo e é desenvoldida a cognição.
A percepção é uma das primeiras atividades do processo leitor, aprendemos a ler apenas após olhar.
Quando nos concentramos na leitura, notamos pprimariamente os símbolos, isto é, nas palavras e nos seus signos.
Ler, não é apenas ler as palavras nas linhas, mas ler as entrelinhas, e interpretar o que é dito no texto. Tal operação visual se dáda seguinte maneira: os olhos se movimentam da esquerda para direita durante uns saltos rápidos denominados “movimentos oculares sacádicos”. Durante a leitura, vamos alternando esses movimentos e podemos ler e compreender o que lemos enquanto olhamos por cerca de um quarto de segundo para a folha de papel.

PNL

Programação Neurolinguística - Tem como base idéia de que a mente, o corpo e a linguagem interagem para criar a percepção que cada indivíduo tem do mundo. E através disso uma série de códigos básicos são estudados em caráter de significado a fim de atingir ou mudar esta percepção.

Palestra de Introdução a PNL por André Pércia


Nenhum comentário: