segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Leitura&Linguagem.

Leitura
Definições Básicas do verbete.
Leitura sf 1 ato ou habito de ler. 2 aquilo que se lê. (fonte Dicionário Melhoramentos)

Leitura do lat. Lectum de legere s.f., ato ou efeito de ler, o que se lê, arte de ler. Electrón.,- automática operação através da qual se transfere a informação de um suporte de armazenamento para uma unidade de tratamento, como acontece na reprodução de uma cassete vídeo ou áudio por um gravador ou de uma disquete por um computador.( fonte dicionário on-line priberan)

Lei.tu.ra. Sf interpretação, matéria, disciplina.( fonte Michaelis pequeno dicionário espanhol).

O conceito de leitura atualmente pode varia entre: leitura como decodificação e leitura com construção de significado. A preferência por uma ou outra concepção depende do que se deseja incluir ou excluir quando se procura limitar o que é especifico da leitura, separando-o do que deve pertencer ao domínio da lingüística, da pedagogia ou de ciências afins. A capacidade de deixar claros esses limites de inclusão dá à concepção da leitura como decodificação certa respeitabilidade teórica, embora possa ser mais aparente do que real.

Linguagem.
Existem várias formas de comunicação. Quando o homem se utiliza da palavra dizemos que ele está utilizando uma linguagem verbal, pois o código usado é a palavra, tal código está presente, quando falamos com alguém, quando lemos, quando escrevemos. A linguagem verbal é a forma de comunicação mais presente no nosso cotidiano. Através da palavra falada ou escrita, expomos nossas idéias e pensamentos. A linguagem está presente em textos; em propagandas; em reportagens ( jornais, revistas, etc.); em obras literárias e cientificas; na comunicação entre as pessoas; em discursos; entre outros.

Nenhum comentário: